segunda-feira, 20 de junho de 2011

O Cinema e sua Pluralidade

Nessa semana tem o projeto "O Cinema e sua Pluralidade" no Cine SESC. Apresentando três filmes com temáticas variadas, produzidos e dirigidos em diferentes países.

20/06
PAN-CINEMA PERMANENTE
Baiano de Jequié, filho de um sírio muçulmano e uma sertaneja baiana, Waly Salomão (1943-2003) era um artista que se manifestava em múltiplas direções. Formado em Direito, tornou-se poeta, rabiscando os versos de seu primeiro livro numa cela no Carandiru. Amigo de Hélio Oiticica, aproximou-se dos tropicalistas, tornando-se um dos compositores preferidos de Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia, para quem compôs sucessos como "Mel" e "Talismã". Reunindo extenso material inédito filmado com Salomão, que procurava romper a fronteira entre realidade e ficção, o filme revela algumas das facetas desse incansável caleidoscópio.

21/06
FACES
"Faces" relata a lenta desintegração do casamento do casal Forst. Após Richard (John Marley) conhecer a estonteante Jeannie Rapp (Gena Rowlands), ele volta para a casa, onde briga com a esposa Maria (Lynn Carlin). Esta por sua vez se envolve com Chet (Seymour Cassel), em um clube noturno.

22/06
PALAVRA ENCANTADA
Palavra (En)Cantada é um documentário de longa-metragem (86min), dirigido por Helena Solberg, que percorre uma viagem na história do cancioneiro brasileiro com um olhar especial para a relação entre poesia e música. Dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo, Palavra (En)cantada passeia pela música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos de grandes nomes da nossa cultura, performances musicais e surpreendente pesquisa de imagens.


O Cine SESC acontece de segunda à quinta, sempre às 19h na Sala de Vídeo (2° andar) do SESC Fortaleza. (Rua Gal. Clarindo de Queiroz, 1740, Centro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário